fbpx

@tonykarlos – tudo que comunica eu faço.

6 músicas de pagode para entender sobre estratégia

Ler, escrever, criar: tudo com música.

Aqui, fazer tudo que comunica só sai com música. Rola muito pop, muito R&B, e muito [muito] pagode.

Foi esse gênero que escolhi para te contar como vivi e entendi sobre estratégia nos meus 16 anos de carreira.

Você não precisa gostar de pagode, mas estratégia é a diferença entre quem não sobrevive à qualquer dificuldade de mercado e quem faz história [e enche o bolso].

Por isso vista seu colete, ajeite a saia, e ouça comigo como este gênero brasileiro te explica sobre estratégia:

🔈 “Tou fazendo amor com outra pessoa, mas meu coração vai ser pra sempre seu”

[Depois do Prazer, Só Pra Contrariar]

O supergrupo com mais aparições na TV aberta na reta final dos anos 90 também cantou que [estratégia é] “falar que é amor, jurar que é paixão, e dizer o que sinto com todo o carinho pensando em você”.

Estabelecer direcionamento claro a respeito do que o seu negócio, produto ou serviço quer fazer no mercado.

Escolha o rótulo que achar mais confortável – posicionamento, propósito, caminho – e abrace a ideia de que criar uma estratégia é entender que o amor [resultado financeiro] só se mede depois do prazer [ter uma série de ações baseadas em objetivos concretos].

🔈 “Por que você não cola do meu lado, esquece os grilos todos do passado, vem comigo e tenta ser feliz”

[Tô te filmando (sorria), Os Travessos]

Fazer uma análise sensata e criteriosa dos dados de mercado, dos mais simples [pesquisa sobre concorrentes diretos e indiretos] aos complexos [números projetados para o segmento de atuação Brasil e mundo], avaliando com prioridade os erros dos concorrentes para corrigi-los com a sua competência, e “pescar em balde” os clientes deles.

E parando de dizer que tá tudo errado, deixando [a sua empresa, produto ou serviço] ser logo o namorado do cliente, o resto o destino vai dizer: se cobrir as falhas da concorrência e cumprir uma promessa redondinha, sua estratégia está no caminho certo.

🔈 “E agora meu mundo é seu mundo, seu corpo em meu corpo é um só, é um sentimento maior”

[Como nunca amei ninguém, Exaltasamba]

Um dos grupos mais versáteis e de longe [longe mesmo] o maior hit maker do pagode brasileiro explica com paixão o que é traduzir uma estratégia em planos: de comunicação, de marca, e de mídia.

Colocar os planos em prática é fazer de tudo, certinho e estruturado, para ouvir do cliente: “Te amo como nunca amei ninguém, te quero como nunca quis um dia alguém, você mudou a minha história”.

E exceto por clubes de futebol, todas as marcas na cabeça e no coração de seus clientes lá estão por um produto ou serviço ímpar, atendimento espetacular, comunicação redondinha e formato de conteúdo que quase transforma a marca em uma pessoa.

🔈 “Um homem comprometido com o amor, não tem tempo nem pra vadiar. Pode ficar descansada que o anel do meu dedo ninguém vai tirar”

[Absoluta, Negritude Junior]

Os poucos empresários que entendem que se faz mais dinheiro com o cliente que fica e não com o cliente que chega, tem essa frase tatuada no peito e usam como senha do fundo de investimentos que precisam ter para guardar o patrimônio acumulado com essa deliciosa verdade.

Colocar a estratégia para trabalhar em um relacionamento com cada cliente muda a rentabilidade de qualquer negócio.

Inclusive é o esforço que faço com os meus.

A maior parte do conteúdo que é criado para eles é direcionado para que quem já está lá, para que não esqueçam que somos a melhor opção para o produto ou serviço que já usaram.

Para quem chega, que se permita conquistar até sentir-se como a letra: “toda vez que eu te vejo meu corpo se agita, logo dá sinal e toda vez que eu te beijo desperta o desejo animal”.

Conquistar e fidelizar, o resto é trabalho certo.

Todo mundo comi-guuuh [mão pra cima, celular com flash ligado, movimentos suaves dum lado pro outro]:

🔈 “Por isso não quero te ouvir e nem te olhar, por isso Deus me livre eu tenho medo de voltar. Me fez sofrer demais mas te olhando eu fico bobo, por isso Deus me livre de encarar você de novo”

[Deus me Livre, Raça Negra].

Essa explica quem nunca usou estratégia direito.

Pessoas que já entenderam que um pouco de rumo muda o jogo, mas ainda estão apegadas ao olhar do dono, em algum preciosismo-resistência-tradição-nós-sempre-fizemos-assim-e-deu-certo.

Por isso não dão o passo seguinte.

Tratam clientes como números, funcionários como despesas, produtos e serviços como problema para se livrar.

São a alegria de quem usa estratégia direitinho, e como diz outra música dos caras [Vida Cigana], “Saudade existe pra quem sabe ter, minha vida cigana me afastou de você”.

🔈 “Tô te esperando já faz tempo tipo assim, a vida inteira, eu já te amava em pensamento juro, não é brincadeira”

[Até que enfim, Ferrugem]

Essa declaração de amor na voz + poderosa do pagode na década que começou, representa a necessidade de traçar uma estratégia bem feita para plantar sucesso em qualquer negócio.

Uma estratégia de marketing, branding ou comunicação é a escolha apaixonada de ser racional em sua empresa.

Querer com todas as forças que produtos e serviços resistam ao mercado, crises e a vida acontecendo.

É escolher rir da cara do perigo e dizer: “pode bater, vida. Eu bato mais forte“.

Tudo pra ver sonho realizado, colocar o máximo de pessoas no status de clientes nessa pegada poética aqui: “E quando meu olhar achou o seu descobri que valeu te esperar. E naquele segundo acho que o mundo até parou pra suspirar. Quando você chegou, eu perdi o sentido, o teu sorriso quase que acabou comigo…”

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Músicas de pagode são só uma analogia longa para dizer que precisa de um pouco de sedução e amor para construir sucesso.

Quem quer ver pessoas se transformando em clientes a partir das dores e problemas que a sua marca, produto ou serviço resolvem, escolhe a estratégia como ferramenta.

Não existe empresa de sucesso sem um direcionamento claro. Nem mesmo profissionais que podemos chamar de bem sucedidos aconteceram simplesmente por obra divina.

Em algum momento se prepararam e abraçaram as oportunidades que surgiram no caminho.

Por isso quando bater dúvida sobre o que ouvir, escolha a música que mais fizer sentido para o seu foco.

Mas ouça também quando a razão pedir para a emoção uma clareza. E clareza se constrói com estratégia.

Estratégia é um pedaço do que preciso para trabalhar com conteúdo e design, para fazer o que faço. Aliás, tudo que comunica eu faço.

Esse texto saiu primeiro no instagram, e faz todo sentido também estar por aqui. Considere me seguir lá! E aqui, vamos conversar: o que é estratégia para você?