Como fazer boa propaganda e conseguir ser a empresa nº1 para seu público?

Como fazer boa propaganda é o desejo de todos os empresários e empreendedores que batalham diariamente para ver seu produto ou serviço vendendo muito.

Mas, como alcançar este posto “sagrado” na mente dos consumidores?

Primeiro, pare de pensar que isso é uma possibilidade apenas para quem já é grande ou tem muito dinheiro.

Quem quer uma empresa no topo da lembrança dos seus clientes precisa de vontade, e desejar cumprir os passos abaixo:

Fale dos seus produtos ou serviços para as pessoas certas;

Venda o benefício, apresente o produto / serviço [e não o oposto];

Agregue valor;

Utilize os meios e formatos corretos;

Estimule seus clientes a falar de você.

 

Ficou curioso? Conheça abaixo mais detalhes sobre cada um desses itens e coloque sua empresa para fazer boa propaganda o quanto antes.

Como fazer boa propaganda: Fale dos seus produtos ou serviços para as pessoas certas

Soa absurdo, mas é real: até mesmo uma mensagem ruim para as pessoas interessadas no que você tem para vender, é melhor que uma mensagem boa para muitas pessoas.

É como um vídeo muito legal que viu por aí mas não sabe qual é o anunciante, versus um “bateu a fome? vai de [nome do restaurante ou do aplicativo]” bem na hora de comer.

Boa propaganda não é só “fazer propaganda”. Começa como sua marca é, como se relaciona com as pessoas e passa pelo esforço de marketing [de como a sua fachada está cuidada até o tom de voz no seu bom dia]. Tudo comunica. Ou seja, tudo é propaganda.

E esta relação de propaganda “termina” em como o cliente fala de você para outras pessoas. Terminar é um jeito diferente de dizer que começa tudo de novo, com o próximo cliente, e o próximo, e o próximo… de cliente em cliente, vai descobrir quem são as suas pessoas certas.

Por isso, muito cuidado com tudo que está e faz parte da sua empresa. É de pequeno em pequeno detalhe que pode morar o seu sucesso. É da atenção total aos detalhes, especiamente no relacionamento com cliente, que o seu produto ou serviço prospera.

Três dicas para falar com as pessoas certas:

[1] Escolha apenas um item: Fale da sua empresa, ou de um dos seus produtos ou serviços. Nada de querer colocar um supermercado inteiro à venda num cartão de visitas! Não é todo mundo que precisa de um desodorante masculino com proteção para 48 horas.

[2] Defina um público-alvo. Digamos, por exemplo, que você tem um salão de beleza, e sua especialidade é fazer coloração [pintura] de cabelos. Sua clientela atual é de mulheres entre 19 a 65 anos. Você quer vender mais serviços de luzes e mechas, que são sucesso entre as clientes mais novas. O seu salão não pode fazer propaganda disso no clube da terceira idade de uma igreja… tem que ser onde as jovens estão.

[3] Tenha uma marca adequada à realidade do mercado. Uma das melhores ferramentas para torná-la adequada é o branding.

Venda o benefício, apresente o produto / serviço

Assim como não podemos tentar vender de uma vez tudo que sabemos e fazemos, sua empresa não precisa insistir em dizer que tem o melhor produto ou serviço do mundo. Quanto mais empresas dizem isso, menos confiáveis elas ficam.

Lembre-se, as pessoas não consomem as coisas [apenas] porque elas são as melhores, e sim por terem suas necessidades supridas.

Exemplo: você tem um restaurante e precisa trazer mais clientes, mas sabe que está numa região um pouco mais afastada, com menor movimento.

Foque em dizer PRIMEIRO que no seu restaurante, o cliente vai ter um almoço com o sabor de casa. Depois, que possui excelentes opções de pratos por um preço mais acessível, e por fim deixe em segundo plano sua localização. Revisando:

Apresente o benefício de comer como se estivesse em casa / com as pessoas que você mais ama. Crie um vínculo emocional;

Venda o produto (almoço), adicionando um argumento mais tradicional (grande variedade pelo menor preço);

Complemente / finalize a mensagem, mostrando quem você é e onde você está.

 

IMPORTANTE: toda essa mensagem só faz sentido se você cumpre com o que promete, ou seja: no caso do restaurante, se prepara alimentos com temperos menos artificiais e a maneira de servir tem um estilo caseiro.

Para a realidade da sua empresa, produto ou serviço, a boa propaganda só vai funcionar se você cumprir com o que prometer nela. Como citado [e repetido] acima, essa é a importância de, em cada propaganda, vender apenas um item.

Como fazer boa propaganda: Agregue valor

É isso que seu cliente espera depois de consumir da sua empresa. Ao comprar um benefício, materializado num produto ou serviço, tem que prover valor para ele.

 

E como uma boa propaganda agrega valor?

Quando é tratada como investimento, não gasto.

Comunicação [a propaganda direta, o relacionamento com o cliente, a forma de se portar nas mídias digitais] bem feita é aquela que diz para as pessoas certas que você tem algo que agrega valor.

Ao consumir o produto ou serviço, se você agrega valor para as outras pessoas, elas passam a agregar valor para você: gerando caixa, trazendo mais clientes, falando da sua empresa por você.

Utilize os meios e formatos corretos

Se o seu público não é “todo mundo”, obviamente, não existe a necessidade de utilizar todas as ferramentas de comunicação possíveis.

Pesquisando pela internet, torna-se tentador pensar que as fórmulas prontas de que “marketing digital é a salvação da sua empresa”, “a comunicação tradicional morreu”, “as pequenas empresas estão obrigadas a estar no facebook”, entre outras verdades difundidas, sugerem que se a sua empresa não for uma maquina replicadora de postagens em todos os locais possíveis, tudo estará errado.

Você precisa utilizar as ferramentas adequadas para onde o seu público está.

Estas sim, você precisa conhecer e dominar como um mestre, ou contar com parceiros que possam te ajudar a fazer ela funcionar para te trazer dinheiro, não tirar.

Voltamos ao exemplo do restaurante. Digamos que, na hora do almoço, mais pessoas passem à pé do que de carro nas proximidades.

Qual é a mídia mais eficiente: uma postagem no facebook, uma propaganda de rádio, ou um “animador” chamando e comunicando na rua, mostrando o benefício [comer como se estivesse em casa] com o valor agregado [variedade e preço]?

Respondo:

Para um efeito rápido, [fazer o restaurante ter clientes naquele momento], o comunicador na rua chama mais atenção;

Para uma promoção de longo prazo, [fazer o restaurante ser lembrado por quem passa na região, trazer clientes de outros bairros] o rádio é uma boa ferramenta;

Para reforço e lembrança da marca, [fazer o restaurante ser lembrado e consumido por quem está / trabalha / vive na região] o facebook é a mídia ideal.

 

E se não conseguir dominar como mestre, é melhor conhecer o suficiente para utilizar da maneira correta, sem comprometer seu principal ativo [e seu principal propósito, a razão de ser do seu negócio]: entregar um produto ou serviço excelente.

Excelência: Por qual motivo este item está por último?

Se você está pequisando na internet sobre como fazer boa propaganda, quero acreditar que já está trabalhando ou finalizando o lançamento de um negócio que realmente se destaque da maioria, que não seja apenas mais um, que te garanta prosperidade financeira e felicidade, no sentido mais íntimo do termo.

Por isso, parabéns! Você já está na frente e vários passos pronto para alcançar o sucesso.

Se não estiver, por gentileza: não entre no mercado para ser mais um!

Mesmo que existam inúmeros concorrentes no que escolheu, invista um pouco de energia em “fazer o que todo mundo faz, como ninguém fez”.

E transforme-se na próxima grande empresa do segmento, alcance seu objetivo com excelência.

Estimule seus clientes a falar de você

Por fim, fazer boa propaganda também é estabelecer um cenário onde seu cliente tenha prazer em falar bem de você. Você vai passar pelas seguintes etapas:

Ter um produto ou serviço realmente fora de série;

Definir um produto ou serviço para fazer propaganda;

Visualizar qual é o público correto para este produto ou serviço;

Escolher os canais adequados para falar com este público, compatíveis com seu orçamento;

Apresentar uma mensagem que seja adequada para este público, falando primeiro do benefício em escolher você, e depois do produto que você tem para resolver um problema dele.

Fechar a[s] venda[s];

Repetir tudo acima.

 

Seu cliente estará passando pelo seguinte processo:

Tem um problema que precisa de solução;

Procura [na internet, na rua, na rede social] por uma empresa que resolva este problema;

Opta pela melhor relação investimento-benefício [preço é apenas um dos fatores];

Consome / resolve seu problema.

Se ficou satisfeito, dirá para poucas pessoas de confiança; Se ficou insatisfeito, dirá ao máximo de pessoas com quem se relaciona.

Repetir tudo acima.

 

Além dos canais de comunicação que vai utilizar para se promover, abra canais de relacionamento com seus clientes, para entender necessidades e melhorar tudo que faz. Facilite o relacionamento das pessoas com a sua marca. O público que mais gera caixa para uma empresa, geralmente é o cliente fiel, e não os mais recentes.

Conclusão

Propaganda é a alma do negócio, desde que você tenha algo que realmente encha a alma do seu cliente de satisfação.

Nenhuma grande empresa existe apenas porque investiu corretamente [e proporcionalmente] em marketing: elas estão do tamanho que vivem, por terem comunicado o produto certo para as pessoas certas, dando oportunidades para que estas falassem bem de suas marcas graças à experiências satisfatórias, de bom valor agregado.

Fazer boa propaganda é a escolha de traduzir o seu excelente produto e serviço numa mensagem adequada, que vende um benefício, e torna as pessoas satisfeitas em resolver seus problemas, escolhendo você. Pode fazê-la:

Falando dos seus produtos ou serviços para as pessoas certas, tendo um público-alvo;

Vendendo o benefício primeiro, e depois apresentar o produto / serviço, ao invés de alardear que tem o produto mais legal do mundo, para todo mundo;

Agregando valor real ao seu cliente, com um produto ou serviço excelente.

Utilizando os canais de comunicação mais adequados: onde os seus clientes [atuais ou potenciais] realmente estão.

Estimulando seus clientes a falar de você, abrindo canais de relacionamento e resolvendo o problema dele.

 

Dúvidas ou sugestões, ou precisando fazer boa propaganda, eu posso te ajudar! Entre em contato 🙂

 

Este texto é um oferecimento de Vamos Crescer Juntos