O que é publicidade? O que é propaganda? É conteúdo.

O que é propaganda?  Tem quem jure que não gosta.

Pessoas que costumam ter o mesmo perfil de quem faz spam nas mídias sociais – hoje, o canal mais visível de propaganda existente – disfarçado de conteúdo. Em aplicativos de mensagem, são as famigeradas transmissões.

Mas propaganda é, antes de mais nada, o corpo do negócio [a alma são as pessoas, que se entendem a partir da comunicação. Falar c-o-m as pessoas e não p-a-r-a elas].

Quanto antes você entende isso, mas rápido revisará as fórmulas que utiliza para fazer propaganda. Algumas das fórmulas para fazer propaganda errado são:

📯 Fazer o que “todo mundo” faz. Se está todo mundo lá, qual o diferencial? Está impactando mesmo ou só no fluxo anestésico de se ocupar?

📯 Simplesmente copiar aquilo que aparenta ter sucesso;

📯Acreditar que atrair para vender é apenas polemizar, gritar mais alto, não ter consistência no que entrega.

O pequeno espaço que existe entre atrair e vender é ocupado pela propaganda.

Quando bem feita, a atração vira conversão. Se feita como todo mundo faz, vira conversinha. Dessa mesma que vários perfis imas-de-interação utiliza com sucesso. Só que se você reparar bem… É apenas spam. E do ruim.

Propaganda boa tem fórmula?

Sim. É a que repete não a mensagem, não a mecânica: mas a promessa de cumprir o que fala, de fazer o que diz, de ene formas diferentes.

🎯 É a que utiliza cada conteúdo com o melhor do que o meio veiculado oferece.

🎯 É a que centra na mensagem a forma de cumprir a promessa da marca.

🎯 É a que comunica emocionando.

🎯 E o faz com frequência e consistência.

Aposto 1 #jingle com você que as marcas que você mais utiliza [e as pessoas posicionadas como especialistas em algo, que você segue] também foram as que primeiro te emocionaram, depois as que validam um investimento/benefício. Se eu tiver errado, comenta aí 😜

A Kolynos executou tão bem sua estratégia de propaganda e marketing que  chegou ao ponto de sair do mercado em 1996 e figurou, até 2013, no top of mind entre as primeiras lembradas no segmento.

 

Existe diferença entre propaganda e conteúdo?

Se você pensar que toda informação tenta te vender algo, não.

E se todo conteúdo produzido representa algum objetivo do autor daquela mensagem [ainda que seja apenas a vaidade dos números de interações]… também não.

A divisão parece mais clara quando pensamos em um meio de massa, na pausa entre as músicas, noticiários, eventos esportivos ou culturais. Ou até nas timelines das mídias sociais, onde têm  propagandas diretas entre as demais informações.

Só que muitas vezes, um conteúdo é criado ou exposto apenas para testar a viabilidade de uma comunicação de venda, ou ser validado por ela.

 

 

O jornal de maior audiência da história do Brasil praticamente desde o seu surgimento, o Jornal Nacional tem esse nome brilhante não apenas por causa do seu alcance, mas porque um banco, com o mesmo nome, patrocinou a atração em sua estreia. Um replay do sucesso de outro noticiário do rádio

Se você sentir-se saturado por alguma propaganda, respira e pensa no conteúdo que você tá consumindo 😉

 

Se a alma do negócio são as pessoas, a propaganda é o que?

É o corpo.

Propagar que a sua marca cumpre uma promessa melhor que as concorrentes, a partir de um conteúdo informativo, da informação de venda direta, entre inúmeros formato existentes.

Corpo pois o marketing possui diversos elementos que fazem a diferença na hora de ter um produto ou serviço de sucesso, fracionados em 4P´s, 7P´s e que for mais fácil para você aprender.

E o que mais torna visível isso tudo é a propagação da sua existência. Ver e ser visto, lembrado, admirado, escolhido. Todos que estão neste cenário [vistos, lembrados, admirados] fazem propaganda, disfarçada ou não.

E se você tem algo que precisa ser visto, lembrado ou admirado, também precisa fazer.

 


Precisa de ajuda para fazer propaganda? Conheça alguns dos trabalhos que já fiz, e veja aqui como posso te ajudar.


 

Conteúdos para saber mais sobre publicidade e propaganda

Leia e veja alguns temas para você pensar mais no tipo de propaganda que quer fazer para seu produto ou serviço, ou por sua marca pessoal.

📚 ][ uma visão mais ácida de tudo que escrevi: http://www.alphen.com.br/2019/03/19/o-negocio-da-propaganda-nem-lacra-nem-lucra/

📚 ][ um outro lado de tudo que se faz nas mídias sociais: https://www.updateordie.com/2019/03/19/com-bettina-empiricus-da-valiosas-licoes-sobre-a-velha-e-ultrapassada-propaganda/

📺 ][ todos os clichês reunidos: https://www.youtube.com/watch?v=2YBtspm8j8M

📻 ][ pensando num dos resultados finais da propaganda: https://www.b9.com.br/79547/braincast-248-obsolescencia-programada-o-motor-secreto-da-sociedade-de-consumo/  |  https://www.b9.com.br/93495/braincast-276-a-ma-influencia-dos-influenciadores/